Thursday, December 11, 2008

Clássicos do Punk/Hardcore II


BROKEN BONES - Complete Singles (coletânea) - 1996




Esta compilação reúne todos os singles lançados por esta banda inglesa, uma das primeiras a fazer a fusão da fúria do Hardcore com o som mais trabalhado do Metal.

A banda começou em 1983, formada pelo guitarrista Bones, poucos meses após ele deixar o DISCHARGE, uma das bandas mais influentes da história do Punk. O DISCHARGE teve uma aceitação fora do comum para bandas Punks com o single de Never Again em 1981, e seu álbum de estréia, Hear Nothing, See Nothing, Say Nothing, que ficou nas paradas inglesas por cinco semanas.

Bones recrutou seu irmão gêmeo Terry Tezz Roberts (que também esteve no DISCHARGE e depois tocou com BATALLION OF SAINTS, MINISTRY e UK SUBS) no baixo, Nobby para os vocais e Bazz para a bateria. A banda excursionou pela Inglaterra até lançar, em janeiro de 1984, um EP com as faixas Decapitated, Problem e Liquidated Brains. O EP chegou ao top da parada independente inglesa.

A banda contava com os serviços do legendário produtor do DISCHARGE, Mike Clay Stone que manteve a crueza do som no lançamento do EP seguinte que continha as músicas Crucifix, Fight the Good Fight e IOU. Este EP também chegou com facilidade no top independente. Por algum tempo até parecia que a banda conseguiria sair do gueto Punk para audiências maiores.


Em 1983 foi solto o inevitável disco ao vivo Live at the 100 Club, uma fusão vigorosa de Hardcore, Metal e apocalipse. Um crítico chegou a descrever a banda como um moderno MC5!

O mini-álbum seguinte, Seeing through my Eyes continha algumas das canções mais fortes da banda: it´s Like, The Point of Agony, Death is Imminent e Decapitated Part 2.

Seeing through my Eyes foi o melhor momento do BROKEN BONES. Algumas mudanças na formação aconteceram e quebraram um pouco a harmonia do gupo. Tezz saiu após o single Crucifix e foi substituído por Oddy. Depois foi a vez de Nobby sair e Oddy também assumiu os vocais. Em 1986 Oddy dançou com a volta de Nobby e Tezz. Foi adicionado um segundo guitarrista, Karl Morris (EXPLOITED) para o disco seguinte F.O.A.D.

Os últimos singles da banda seguiram os passos de F.O.A.D., com seu som característico e agressivo. No fim dos anos 80 a banda encerrou suas atividades. Tezz foi tocar com o MINISTRY, aparecendo no CD ao vivo In Case you didn´t Feel like Showing Up e depois assumiu a guitarra do BATTALION OF SAINTS. Bones, enquanto isso, liderou uma nova geração do DISCHARGE.

No comments: