Tuesday, December 23, 2008

Clássicos do Punk/Hardcore VII


PENNYWISE - Unknown Road - 1993


Se o mundo das bandas punks em atividade fosse dividido como campeonatos de futebol, os californianos do PENNYWISE estariam sozinhos na segunda divisão. Depois da primeira divisão, formada pelas cinco “grandes” (BAD RELIGION, BLINK 182, GREEN DAY, OFFSPRING e RANCID) estaria, sozinho na segundona, o PENNYWISE, uma banda que ainda não chegou ao mainstream (talvez nem chegue, vamos torcer) mas tem um grande número de admiradores.


Formada pelo guitarrista Fletcher Dragge e o antigo baixista Jason Thirsk em 1988, o PENNYWISE cresceu no meio da década de 90, em meio ao revival Punk patrocinado por GREEN DAY e OFFSPRING. A banda costuma nas letras passar uma mensagem de confiança e luta. “Nossa música só existe para inspirar as pessoas”, diz o vocalista e principal compositor Jim Lindberg. “Nós queremos que as pessoas ouçam nossa música e se sintam fortalecidas”.

O som do grupo é um Hardcore direto ao ponto, sem firulas e que vem se tornando mais pesado ao longo dos últimos álbuns.

Na modesta opinião deste modesto autor, Unknown Road, lançado em 1993, ainda é o melhor CD da banda. Em Unknown Road percebe-se com clareza como o PENNYWISE entende o Punk: como raiva contra o que está errado e a crença ingênua de que, de uma pequena maneira, nós podemos mudar o mundo.

Altamente recomendados também são os álbuns About Time (95), Full Circle (97), Straight Ahead (99) e Land of the Free (2001).



No comments: