Friday, December 12, 2008

Clássicos do Punk/Hardcore III


DISCHARGE - The Clay Punk Singles Collection (coletânea) - 1995

Este CD contém todos os singles lançados pelo DISCHARGE até 1985, por sinal, a fase de ouro dessa banda, sem dúvida a mais influente do Punk/Hardcore inglês.
O grupo, que foi além do gueto Punk e é citado como influência por ANTHRAX e METALLICA, foi formado em 1977 pelo vocalista Terry "Tezz" Roberts, seu irmão gêmeo, o guitarrista Tony "Bones", o baixista Roy "Rainy" Wainwright e o baterista Hacko.

No final dos anos 70 a banda ganhou a força e vitalidade do vocalista Cal, Tezz foi para a bateria, substituindo Hacko; o primeiro contrato da banda foi com o recém fundado selo Clay Records, o DISCHARGE lançou o seu primeiro EP Realities of War em março de 1980, seguido no mesmo ano por mais dois EPs, Fight Back e Decontrol. Tezz deixou a banda logo depois, e após gravarem o LP de 12 polegadas Why com um baterista temporário, o grupo nomeou Garry Maloney seu baterista permanente a tempo de gravar o LP Never Again, lançado em 1981 que chegou ao 64o lugar na parada inglesa.

Em 1982, a banda finalmente lançou o tão esperado LP de estréia Hear Nothing, See Nothing, Say Nothing, que chegou a 40o na parada; logo depois aconteceu uma turnê pelos Estados Unidos, ao voltar para casa a banda lançou mais um single, State Violence, State Control. Bones saiu para formar seu próprio grupo, BROKEN BONES, e foi substituído pelo guitarrista Peter 'Pooch' Pyrtle para o EP Warning: Her Majesty's Government Can Seriously Damage Your Health.

Ao lançar outro EP, The More I See, Pyrtle and Maloney saíram; a coleção de singles Never Again foi lançada em 1984, e com novo guitarrista Les "The Mole" Hunt e o baterista Nick Haymaker, lançaram Ignorance um ano depois. Maloney voltou para o lançamento do LP de 1986 Grave New World, que também apresentava o novo guitarrista Stephen Brooks.

Wainwright foi o próximo a partir, e a banda passou alguns anos no limbo, ocasionalmente lançando material ao vivo de seus dias de glória. Finalmente, em 1991 o grupo voltou com um novo álbum, Massacre Divine, seguido por Shooting Up the World. Em 1997, a formação clássica Cal, Bones, Rainy and Tezz voltou; na mesma época um CD tributo chamado Discharged celebrou a influência eterna da banda. Da mesma maneira, o álbum do METALLICA Garage, Inc. tinha dois covers do DISCHARGE -- Free Speech for the Dumb e The More I See.

1 comment:

administrador said...

Belo registro.
Depois vou lá no youtube e..

http://www.youtube.com/watch?v=j8C-MdFPpEk&feature=related