Wednesday, January 07, 2009

Clássicos do Punk/Hardcore XII

VARUKERS - The Punk Singles 1981-1985 - coletânea (1999)


Esta coletânea reúne 24 faixas dos ingleses do VARUKERS em sua melhor fase. É Hardcore inglês característico: três acordes, bateria acelerada, guitarra super distorcida e vocais gritados com letras de protesto.

Os VARUKERS começaram em 1979. A banda era formada por Rat (vocais), Bruce Riddell (guitarra), Tom Lowe (baixo) e Garry Maloney (bateria). Eles se apresentaram em alguns shows locais até despertarem a atenção de um selo regional chamado Inferno, em 1981. O primeiro EP, Protest and Survive, foi lançado em novembro. Logo após o lançamento, Gary deixou o grupo para se unir ao DISCHARGE, sendo substituído por Brian Roe. Os VARUKERS gravaram mais um disco no selo Inferno, um EP de três faixas chamado I don't Wanna Be a Victim, lançado em junho de 1982. Tom Lowe saiu, sendo substituído por George, e a banda continuou até assinar um contrato com o selo Riot City de Bristol. O próximo single a ser lançado foi Die For Your Government. Com a boa acolhida deste lançamento veio o primeiro álbum: Bloodsuckers.

O período que se seguiu foi tumultuado para a banda, com a saída do baixista, do baterista e do guitarrista, deixando apenas o vocalista e líder Rat. Novos membros foram recrutados: Andy Baker e Damien Thompson (ambos ex- WARWOUND) na bateria e guitarra, respectivamente, e Broken Brick no baixo. Com essa nova formação o grupo foi para o estúdio a fim de gravar o EP Led To The Slaughter (lançado em 1983). Dois meses depois foi lançado o histórico mini-álbum Another Religion Another War.

Em agosto de 1984, depois de excursionar pela Alemanha e Holanda, a banda assinou um novo contrato, com a Rot Records de Mansfield. Se seguiram mais alguns problemas com a formação, e Damien e Brick saíram, sendo substituídos por Paul Miles na guitarra e Graham Kerr no baixo. O primeiro lançamento na Rot foi o EP de 12” Massacred Millions (lançado no Brasil em 1986 pela New Face Records). Este EP foi seguido por um álbum ao vivo, que foi gravado na Holanda. Alguns meses depois, Andy Baker saiu da banda para se juntar a Damien Thompson no SACRILEGE. Foi recrutado o novo baterista, Warren, e o grupo retornou para o estúdio a fim de gravar outro LP, One Struggle One Fight, desta vez lançado pelo próprio selo da banda, Liberate Records.

Durante todos esses anos os VARUKERS gravaram várias faixas para coletâneas de selos europeus, além de um single de 7" no selo da banda CONFLICT chamado No Hope Of A Future. In 1985 a banda acabou... até 1993 quando Rat reuniu o grupo com novos membros.

Foi nesta nova fase que os VARUKERS tocaram no Brasil, mais precisamente em maio de 1998.

No comments: