Tuesday, January 13, 2009

Clássicos do Punk/Hardcore XV


VICE SQUAD - The Very Best of VICE SQUAD - coletânea (2000)


O VICE SQUAD – grupo clássico da segunda leva do Punk inglês - iniciou seus trabalhos em 1978, formado por membros das bandas CONTIGENT e TV BRAKES.

O primeiro registro da banda em vinil foi a faixa Nothing (presente nesta coletânea), em 1979. Esta música fazia parte da compilação Avon Calling. Nothing teve grande execução no programa de John Peel na Radio 1 o que contribuiu em muito para a banda se tornar conhecida em toda a Inglaterra.

O primeiro grande show da banda foi em 1979, no evento Rock Against Racism na Bristol University. Logo depois, uma outra apresentação como banda de abertura para DAMNED e RUTS também em Bristol, ajudou a consolidar o VICE SQUAD como um grupo vigoroso no palco.

As coisas iam bem, mas a “falta de educação” de parte da audiência Punk inglesa causou uma grande dificuldade para as bandas acharem local para apresentações. Em 1980 o VICE SQUAD só fez seis shows! De qualquer forma, no último destes shows (um festival chamado Rock Against Thatcher) integrantes da banda decidiram se unir a alguns amigos e abrir seu próprio selo, desta maneira surgiu o Riot City que lançou no começo de 1981 o EP Last Rockers. Last Rockers teve uma ótima carreira, vendendo mais de 22.000 cópias e chegando a número sete na parada independente britânica. O single seguinte Resurrection também caiu no gosto Punk e chegou a um honroso quarto lugar na parada indie.

Com essas boas colocações na parada, fazendo shows com DAMNED e UK SUBS e tendo o programa repetido várias vezes no show de rádio de John Peel logo surgiu o tão temido convite para assinar com um grande selo. A escolha recaiu sobre o Regal Zonophone – o selo “independente” da EMI – que já abrigava o ANGELIC UPSTARTS e o COCKNEY REJECTS.

O primeiro filho do casamento com a EMI foi o LP No Cause for Concern que, apesar de ter chegado ao número 32 na parada independente nacional, não foi bem recebido pelos integrantes da banda. Com o segundo álbum Stand Strong Stand Proud, o VICE SQUAD chegou pela primeira vez a parada oficial inglesa, 68º lugar em fevereiro de 1982.

Após os álbuns, a hora da turnê obrigatória pelos Estados Unidos e Canadá.

Tudo ia bem mais uma vez quando, no começo de 1983, a vocalista Beki anunciou sua intenção de deixar o grupo. Sendo Beki a “cara e voz” do VICE SQUAD a banda passou por momentos difíceis e foi “gentilmente” dispensada pela EMI. Com isso, foi recrutada uma nova vocalista, Lia.

A volta aos selos independentes foi com a Anagram, que lançou o single Black Sheep (13º na parada independente). Em 1984, o primeiro LP com a Anagram, Shot Away. O álbum, apesar de possuir o resultado sonoro esperado pela banda, não vendeu bem. No meio de 1985 a banda terminou.

No comments: