Thursday, January 08, 2009

Clássicos do Punk/Hardcore XIII

BLINK 182 - Dude Ranch - 1997

Aproveitando a porta aberta por GREEN DAY e OFFSPRING, os californianos (como sempre...) do BLINK 182 chegaram ao topo da parada americana com Enema of the State em 1999.

Dude Ranch – lançado em 1997 – foi o CD que começou a chamar a atenção de um público maior para a banda. Com um som menos Pop que Enema of the State, Dude Ranch é uma boa pedida para os que não conhecem o trabalho do BLINK 182 e gostam de um Punk/Hardcore mais melódico (mas não tão “melódico” quanto em Enema of the State).

Quando a banda começou, perto de San Diego, os integrantes eram o guitarrista e vocalista Tom Delonge, o baixista Mark Hoppus e o baterista Scott Raynor. No começo, simplesmente chamada de BLINK, a banda lançou seu primeiro EP em 1993, Fly Swatter. Depois do lançamento do álbum Buddha em 1994, o trio assinou com o selo Grilled Cheese/Cargo e lançou Cheshire Cat no ano seguinte. A ameaça de um processo feita por uma banda irlandesa com o mesmo nome forçou a mudança do nome para BLINK 182.

Durante a Warped Tour (festival de música Punk organizado pela Vans) de 96/97 a banda começou a ganhar exposição, excursionando com PENNYWISE e NOFX. A divulgação proporcionada pela Warped levou o BLINK 182 a fazer parte da trilha sonora de inumeráveis vídeos de skate/surf/snowboard. Logo depois, Dude Ranch foi lançado (1997). Dude Ranch levou os Blinks a assinar com a major MCA, que lançou o quarto CD da banda, Enema of the State, no inverno de 1999. Neste mesmo ano, Travis Barker, ex-membro dos AQUABATS substituiu o baterista Raynor.

Depois de venderem quatro milhões (!) de cópias de Enema of the State, os três brincaram um pouco com a edição limitada de The Mark, Tom, and Travis Show (The Enema Strikes Back) em 2000. O álbum continha os hits ao vivo e uma nova música Man Overboard. Já Take Off Your Pants & Jacket, lançado em 2002, testemunhou a volta do som da banda às suas raízes do Punk Rock do sul da California.


No comments: